Blog Imperial Imóveis Itapema

Imobiliária em Itapema

As 8 praias de Itapema que você precisa conhecer

As 8 praias de Itapema que voc precisa conhecer

Você conhece Itapema? Em suas praias, esse município no litoral de Santa Catarina guarda algumas belezas naturais de saltar aos olhos! Tem uma praia selvagem, outra própria para surfistas, uma escondida, e ainda outra de mar calminho, com água transparente. Não é por menos que a região está na chamada rota “Costa Verde e Mar”.
Pois é; apesar de pequena, a cidade de Itapema está bem servida de praias, e para todos os gostos. Basta escolher qual é a sua preferida! E, para te ajudar nisso, hoje vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Neste post, listamos as praias de Itapema, com suas particularidades e estruturas, para que você possa escolher em qual delas vai aproveitar muitos dias ensolarados. E então, preparado para uma viagem ao litoral catarinense?
1. Meia Praia
Não importa a hora do dia: sem dúvidas, a Meia Praia é a mais visitada de Itapema. Desde seu lindo por de sol até a noite mais iluminada da região.
Com uma orla de 4,5km, a praia possui calçadão, chuveiros, banheiros públicos, lojas e shoppings. Além disso, a rede imobiliária da região é super completa, e tem opções para todos os bolsos — dos que desejam comprar aos que preferem alugar.
E quem gosta de vida noturna também pode aproveitar a Meia Praia! À noite moradores e turistas se encontram na orla para jantar ou curtir um barzinho. E a praia ainda possui águas tranquilas para o banho.
Ao seu lado, é possível encontrar algumas moradoras da região: as capivaras. Inclusive, na Avenida Nereu Ramos, elas ganharam um espaço só delas, a Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras, que conta com 42 mil m², entrada gratuita, e abriga cerca de 30 animais.
Além de ser a mais extensa e mais bonita praia de Itapema, a Meia Praia acabou se transformando no bairro mais importante da cidade, onde o crescimento da construção civil impulsionou um grande desenvolvimento, inclusive em relação ao próprio centro de Itapema – como se fosse uma cidade à parte.
Meia Praia ainda oferece outras atrações que merecem destaque. Veja mais algumas opções:
Artesanato
Faça uma visita aos vários ateliês e lojas de artesanato ao redor da Meia Praia. Os produtos são feitos por artistas locais e as peças em cerâmica têm um destaque maior.
Festas típicas
Durante todo o mês de Abril, quando ocorre o aniversário da cidade, uma grande festa toma conta de Itapema com shows musicais, apresentação de grupos folclóricos e mostra de artesanato.
Eventos esportivos
Durante três dias acontece o Encontro de Ultraleves de Itapema. Nesse encontro, há paraquedismo, exposição de aeronaves e aeromodelismo, afinal Itapema também é conhecida como a Capital dos Ultraleves.
Gastronomia açoriana
Restaurantes especializados em frutos do mar, onde a culinária açoriana é o grande destaque em Meia Praia.
2. Praia do Centro de Itapema
Com 1,5km de extensão, a Praia do Centro tem um misto de agito e de tranquilidade, criando uma atmosfera gostosa que une natureza e conforto. Aqui está localizada a famosa Ponte dos Suspiros, no encontro do Rio Bela Cruz com o mar, faz a ligação para os pedestres entre os dois trechos da praia e serve de cenário para lindas fotografias. Esta ponte tem uma beleza especial e chama a atenção por ser construída com pedras e possuir arcos nas laterais.
A praia é conhecida por suas águas cristalinas e infraestrutura completa com centros de lazer, baladas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. E, por estar localizada no centro da cidade, possui acesso facilitado.
O mar na Praia do Centro é calmo e tem um tom esverdeado, muito bonito. Aqui, as crianças podem tomar banho com tranquilidade na companhia dos pais ou responsáveis.
Além disso, como sua faixa de areia é mais larga que a da Meia Praia, a Praia do Centro tem vários equipamentos para exercícios. E, no verão, recebe estrutura do Sesc com diversas atividades para o público em geral.
3. Canto da Praia
O Canto da Praia é o verdadeiro paraíso para quem gosta de um mar calminho e sem ondas.  Equipada com um belíssimo trapiche (72 metros de comprimento e iluminação noturna) o local conta dos diversos barcos de pesca ficam atracados por lá, a praia é conhecida por ser um reduto de pescadores.
E esses barcos trazem o que há de melhor do mar para abastecer os inúmeros restaurantes que servem frutos do mar nesta parte de cidade.
Durante o verão, o Canto da Praia é um dos locais de onde partem passeios turísticos de barco. Quando os passeios estão disponíveis o trapiche ganha iluminação especial, a sinalização na região é reforçada e convida moradores e turistas para uma inesquecível volta pelo mar.
4. Praia do Cabeço (Ponta do Cabeço)
Pouco conhecida entre os turistas, a Praia do Cabeço ou Ponta do Cabeço é cercada por muita mata nativa. Justamente por ser pouco explorada, ela se mantém um tanto selvagem, recebendo apenas os poucos visitantes que vão em busca de um contato maior com a natureza.
Sua faixa de areia é estreita, e apresenta muitos cascalhos e conchas. E, entre a areia e o mar — que aqui é transparente — há uma faixa de pedras. O ambiente ideal para quem busca renovar as energias!
Mas, por ser mais isolada, recomenda-se ao visitante que leve o que beber e comer. E vale lembrar que todo e qualquer lixo produzido deve ser recolhido e depositado em lugar adequado, jamais na praia.
5. Praia Grossa
A Praia Grossa tem seu acesso próximo ao Mirante do Encanto, por meio de uma trilha que se faz a pé durante percurso aproximado de 15 minutos. Quem vai de carro, deve deixá-lo estacionado no começo da trilha ou no estacionamento do mirante.
Ao longo dessa trilha a vegetação nativa é abundante, e, ao chegar na praia, você sente a sensação de exclusividade, por ela ser mais isolada que as demais. Além disso, na Praia Grossa o mar é esverdeado e muito agitado.
6. Praia da Ilhota
A Praia da Ilhota tem boas ondas provenientes do mar aberto, e bastantes áreas verdes. Essa pequena praia fica 3,5km distante do centro, e suas águas são cristalinas. Devido às ondas fortes, tornou-se a preferida dos praticantes de surfe.
Ainda assim, nem só de surfe vive a Praia da Ilhota. Os amantes da boa culinária também podem aproveitar os restaurantes da região para apreciar o melhor da gastronomia local. Nessa praia, se encontram os restaurantes de frutos do mar mais famosos e badalados de toda a região!
7. Praia da Mata de Camboriú ou Costão
A Praia Mato de Camboriú, também conhecida como Costão, é um dos cartões-postais de Itapema. Esse apelido, aliás, vem do fato da praia ser cercada por enormes paredões rochosos, por onde podemos caminhar e ter uma vista panorâmica de Itapema.
Por isso, a praia tem bastante conchinhas, atraindo visitantes que gostam de colecionar ou levar uma lembrança do local. A vegetação da região é composta por mata nativa, servindo de abrigo para diversas espécies de animais.
Além disso, próximo à praia se encontram alguns restaurantes que servem frutos do mar, além de drinks e outras bebidas. O acesso à Praia Mato de Camboriú é feito de carro.
8. Praia do Plaza
Por ser mais afastada do centro (cerca de 3km) a Praia do Plaza costuma ser menos frequentada do que as outras praias de Itapema. Seus frequentadores mais assíduos são os hóspedes do Plaza Itapema Resort & SPA — que a deu esse nome, mas que foi vendido e está mudando para a nova rede da Hard Rock Hotéis.
Aqui, a faixa de areia é larga e o mar tem tom azul-esverdeado, mas é bastante agitado. Por isso, surfistas gostam muito de praticar o surf nessa praia. Quem busca um mar mais calminho deve buscar a enseada próxima ao restaurante Cabral da Ilha, onde existe um atracadouro para barcos.
Pois é, as praias de Itapema são realmente surpreendentes!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.